sexta-feira, novembro 07, 2008

Pompeia







O que dizer de Pompeia?

Nada de novo sob o sol! Pompeia, destruída e soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. tinha bairros vermelhos, aproveitamente das águas pluviais, estradas empedradas com sistema de esgotos (arcaicos mas mais eficazes que o sistema utilizado na Idade Média), lojas com comida requentada (junkfood!), casas-de-banho e balneários públicos, ruas com carris, sistema de distribuição de água, diversos fontanários públicos com água potável... bem... viver em qualquer cidade romana naqueles tempos era muito melhor que viver numa qualquer capital europeia em meados do séculos XV d.C.

E os bairros vermelhos da altura? As mulheres da vida eram apelidadas de lupa (loba), pelo que as casas de meninas tinham o sugestivo nome de lupanar, e era bastante comum ouvirem-se uivos à noite, a chamar os clientes (isto faz-vos lembrar qualquer coisa?).

De acordo com os costumes da época, as lupae tinham de se diferenciar das restantes senhoras respeitáveis da cidade, livres, escravas ou libertas, pelo que tinham de andar vestidas com vestes coloridas, em contraste com o branco das vestes das patrícias, e usavam cabelos pintados e muita maquilhagem.

Mas já chega de palavreado, deixo-vos com os frescos sugestivos que as lupanarum apresentavam nos seus corredores! (é por isso que o blog tem bolinha vermelha!)





Ah, e deixo-vos também com a musiquinha que acompanhou os meus pensamentos todo o dia, se bem que apenas tenha cumprido as minhas funções nas ruínas de Pompeia.

Lollipop

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

A ligação de Pompeia, imagens para maiores de 18 e uma canção em que um tipo faz "pop" é casual, não é? Por favor diz que sim...

Mokas disse...

...ok
isto agora está um pouco confuso com a cena das lupae está mais complexa... já n se percebe nada.
adiante... pompeia era uma cena mesmo evoluida pah... fiquei fascinado.

Rita disse...

Será daí que veio a lenda de Rómulo e Remo terem sido criados por uma "loba"?
Jokas

Ruca! disse...

essa musica mete nervos. metam o lollipop no... enfim... na boca, e calem-se.

pompeii é fixolas e tem mais cenas que frescos para maiores de 18, oh gente depravada!
**